quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Roadwork.

...aí o Thiago vai e me manda um link no youtube. Era um desenho japonês qualquer, que tinha uns caras muito machucados cantando num videokê.

Depois acabei assistindo o anime inteiro. Quando comecei a assistir, nos primeiros episódios, percebi que boxe exige corrida. Correr trabalha seu coração, suas pernas, seus pulmões. Trabalha também algumas coisas fundamentais que eu pretendo 'fortalecer': perseverança e disciplina. E eles chamam a corrida de roadwork.

Aí eu resolvo começar a correr. No dia seguinte (um domingo), acordo às 6:00 (acostumado a acordar às 9:00) e caminho até o eixão (uma pista larga, comprida, que fecham aos domingos pro povo de Brasília caminhar, correr, andar de bike, skate, etc) e, ao chegar lá, começo a correr. E corro por uns 15 minutos. Depois volto pra casa, andando.

De tarde, meu pé direito doeu bastante. Foi porque eu, totalmente sedentário e levemente acima do peso, corri. Sem aquecer. No frio. Com um tênis nada apropriado.

Fui dormir com gelo no pé, doía muito. Acordei 6:30 na segunda-feira e fui correr no canteiro que fica ao longo do eixinho W (enfim, não faz diferença onde foi). Corri.

Depois tive que passar quase um mês pra ficar bom.

Quando fiquei bom, comecei a caminhar, com um tênis apropriado, aquecendo antes. Alongando também. Mas os músculos sedentários e o peso levemente acima do correto não mudaram tanto assim. Depois de um tempo, comecei a ficar confiante e comecei a querer correr. E corri, alguns dias. Aí, menos de uma semana depois, resolvi, do nada, enquanto caminhava, dar um tiro ("eles fazem isso no desenho, uai!") numa subida.

Um tendão que fica na minha canela esquerda doeu um pouco na hora.

Fiquei um tempo sem correr. Mas não o suficiente. Voltei a correr, e toda vez que corro meu tendão da perna esquerda dói. Não sei se isso é normal. Acho que vou procurar um médico, se acontecer mais umas quatro ou cinco vezes. O que importa é que essa semana eu esqueci a dieta (tenho tentado comer menos, preciso perder MUITO peso...) e não caminhei no parque (nem acordei cedo).

Como vocês podem ver, apesar de eu ser um pouco maior, mais pesado e mais forte do que o Thiago, minha situação também não está 100%... Ah... eu também sinto umas tonteiras quando mudo de posição na cama... pode ser um indício de uma labirintite, que, se for real, vou precisar curar antes de poder entrar em qualquer luta. Claro que eu posso correr, pular corda e bater no saco de areia (que não tem areia, claro) se ficar bom da perna... mas pra lutar, eu não posso ficar tonto com facilidade.

Mas acho que quando eu parar de ser sedentário e exagerado nas iniciativas esportivas, tanto os tendões quanto a tontura devem passar. Talvez.

Amanhã vou ver se acordo cedo pra recomeçar o Roadwork (caminhando e correndo pedaços pequenos, pra ver se o tendão volta a doer... machuquei em cima dele outro dia empinando a moto... pode ser que isso tenha interferido também... mas eu acho que não foi isso não...).

Sexta é dia de começar? Ah, não faz diferença.

2 comentários:

Adam Victor Nazareth Brandizzi disse...

Vá no médico antes de correr! Forçar os tendões pode te dar sérios problemas. Vá ao médico e, até lá, fique na caminhada mesmo. Um pouco de caminhada (uma ou duas horas) e uma alimentação leve são mais que suficientes por ora... eu acho :)

Bem, eu perdi 14 quilos só assim :P

Priscila disse...

Nossa, além do tendão ainda tem suspeita de labirintite? Ixi,Daniel, credo! Hein, vai ao médico mesmo... Labirintite é coisa ruim demais. E, quanto a este blog e ao que ele representa, bom, vejamos até onde vai e vejamos também que respostas vc encontra "no caminho"... Até, boxeador!